segunda-feira, 12 de março de 2012

Emlur amplia coleta seletiva em 2013 para atender toda João Pessoa;coleta é feita em 22 bairros

A Emlur (Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana) pode ampliar a Coleta Seletiva para atender todo o município de João Pessoa em 2013. Atualmente a coleta é realizada em 22 bairros da Capital.
Os bairros são atendidos por cinco núcleos, sendo que três são menores e mais antigos (Bairro dos Estados, Bessa e Castelo Branco). Os outros dois, mais novos (Bancários e Mangabeira) são maiores e tem capacidade de receber mais resíduos.
Segundo o coordenador do Departamento de Coleta Seletiva da Emlur, Edilberto Fernando Pereira, a ampliação da coleta será feita através da modernização dos três núcleos mais antigos e da construção de três novos núcleos: Valentina, Cristo e Mandacaru. O primeiro desses três deve ter suas obras iniciadas ainda no primeiro semestre de 2012. “O terreno está ok, só falta o licenciamento”, colocou.
Além dos novos núcleos, caminhões farão a coleta nos bairros mais afastados, tais como Cruz das Armas, Alto do Mateus e Bairro das Indústrias. Dessa forma, todos os 60 bairros da cidade serão atendidos pela coleta seletiva. Esse é um projeto da Emlur que aguarda aprovação, que pode sair ainda esse ano ou em 2013.
Atualmente, cerca de 250 toneladas de lixo são reciclados e voltam a ser comercializados, cada núcleo é responsável por cerca de 30t desse total, sendo que os núcleos dos Bancários e do Castelo Branco são os que mais arrecadam. Pereira ressalta que esses números referem-se apenas ao total de lixo recolhido pelos associados. “O material recolhido pelos catadores individuais não entre nessa conta”, declarou.
Os catadores associados, através do Acordo Verde e da Astramare (Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis) conseguem uma renda mensal de aproximadamente R$ 500. “Esse valor não inclui os ganhos de objetos reutilizáveis, como por exemplo, um ventilador ou uma geladeira. Além disso, fornecemos equipamento e fardamento para o trabalho”, explica.
O lixo recolhido pelo caminhão é levado até o Aterro Sanitário, à 15 km de João Pessoa. Onde passa por uma triagem realizada por mais de 100 funcionários. Uma parte do material é reaproveitado.
O coordenador da Coleta ainda faz um apelo à população e pede a participação de todos. “A coleta é uma questão de saúde pública”. O cadastro pode ser feito através dos telefones 3214-7637 ou o 08000-83-2425.

Um grupo realizou um protesto em defesa de um novo traçado para a Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (11), na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro.  Os manifestantes fizeram um abaixo-assinado contra o projeto do governo de Estado.
Veja mais fotos do protesto

A Linha 4 do metrô, que já está em fase de cosntrução, fará a ligação da zona sul com a Barra da Tijuca, na zona oeste.

Os manisfestantes também protestaram contra a superlotação deste meio de transporte na cidade.

O grupo levou um 'minimetrô' para o calçadão da avenida Atlântica e cartazes se queixando da falta de espaço. Segundo eles, no horário de rush, seis passageiros dividem o m2 dentro das composições. (Fonte: r7.com)